Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

HISTÓRIA DA SOCIEDADE DE SOCORRO

 As Mulheres na Igreja antes de 1842

As mulheres sempre foram parte integrante de serviços mórmon da Igreja. Votaram juntas em todas perguntas submetidas aos membros da Igreja desde seu princípio em 1830. Mulheres mórmons estavam presentes na primeira reunião da Igreja no dia 6 de abril de 1830, e estavam entre os primeiros indivíduos batizados.
O serviço firme das mulheres foi logo notado pela liderança dos Santos dos Últimos Dias. Ao observar as irmãs trabalhando no véu do templo, o Profeta José Smith Jr. disse: "Bem, irmãs, vocês estão sempre à disposição. As irmãs estão sempre em primeiro lugar em todos os serviços . Maria foi a primeira na ressurreição; e as irmãs agora são as primeiras a trabalhar no interior do templo". (History of Relief Society 1842-1966, pagina 19)
1842-Organização da Sociedade de Socorro: A Sociedade Feminina do Socorro de Nauvoo
Na primavera de 1842, Sarah M. O Kimball e sua costureira, senhorita Cook , decidiram que ambas iriam ajudar os trabalhadores no Templo de Nauvoo. Decidiram convidar seus vizinhos a unir esforços para criar uma Sociedade das Senhoras. Kimball pediu que Eliza R. Snow escrevesse uma constituição e leis para a organização e as apresentasse a Joseph Smith Jr. Depois que revisar suas anotações, Joseph comentou o seguinte: "isto não é o que você quer.... [o Senhor] Tem algo melhor para elas do que uma constituição escrita. ... Organizarei as irmãs sob o sacerdócio em uma organização parecida com a do sacerdócio". Ele continua dizendo: "A Igreja nunca estaria plenamente organizada até que as mulheres fossem organizadas também". (como citado em History of Relief Society 1842-1966, p. 18)
Dezoito mulheres reuniram-se na quinta-feira, 17 março de 1842, em uma sala localizada no segundo andar do armazém vermelho de tijolo de Joseph Smith em Nauvoo, Illinois. Joseph Smith, John Taylor, e Willard Richards sentaram-se sobre a plataforma no fim superior da sala, com as mulheres de frente para eles. O hino "Tal Como um Facho" foi cantado, e John Taylor começou a reunião com uma oração. Joseph Smith então organizou as mulheres presentes que eram:
• Emma Hale Smith
• Sarah M. Cleveland
• Phebe Ann Hawkes
• Elizabeth Jones
• Sophia Packard
• Philinda Merrick
• Martha Knight
• Desdemona Fulmer
• Elizabeth Ann Whitney
• Leonora Taylor
• Bathsheba W. Smith
• Phebe M. Wheeler
• Elvira A. Coles (Cowles; depois Elivira A. C. Holmes)
• Margaret A. Cook
• Sarah M. Kimball
• Eliza R. Snow
• Sophia Robinson
• Sophia R. Marks

Joseph Smith declarou "o objetivo da Sociedade -- que a Sociedade de irmãs incentive os irmãos a fazer boas obras, cuidar das necessidades dos pobres -- procurar fazer caridade e administrar suas necessidades – ajudar a corrigir problemas morais e fortalecer as virtudes da comunidade.( History of Relief Society 1842-1966, p. 18)
O profeta também propôs que as mulheres elegessem uma líder e duas conselheiras para ajudarem-na. A esposa de Joseph, Emma Hale Smith, foi eleita unanimemente como presidente; ela escolheu Sarah M. Cleveland e Elizabeth Ann Whitney como suas duas conselheiras. John Taylor foi designado para ordená-las. Depois de conversarem , unanimemente foi aceito que o nome da organização seria mudado para "A Sociedade Feminina de Socorro de Nauvoo".
Joseph Smith então ofereceu cinco dólares em ouro para começar os fundos da Sociedade e os homens saíram da sala.
Eliza R. Snow unanimemente foi eleita secretária , Phebe M. Wheeler chamada para ser secretária assistente, e Elvira A. O Coles, tesoureira. Emma Smith disse que cada membro deveria buscar zelozamente fazer o bem e aliviar o aflito. Vários membros femininos então fizeram doações à Sociedade.
Os homens, em seguida, retornaram e John Taylor e Willard Richards também fizeram doações. Depois de cantar o hino "Vem Deixa Eu Regozijar," a reunião foi suspensa até a seguinte quinta-feira às 10 horas. John Taylor então fez a oração de encerramento.
Mais tarde no seu diário, o Profeta registrou: "Insisti por solicitar a Sociedade Feminina de Socorro, cujo objetivo é o socorro dos pobres, do desamparado, da viúva e do órfão, e para a prática de todos os propósitos benevolentes (History of Relief Society 1842-1966, p. 61).

A Sociedade de Socorro Hoje

A Sociedade de Socorro se reune todos os domingos (exceto durante conferências) durante serviços dominicais regulares de adoração. A cada semana os temas das lições são mensagens de profetas antigos e atuais líderes da igreja. As lições são planejadas pela presidência local de a Sociedade de Socorro de forma a ir de encontro com as necessidades de fortalecimento e aprimoramento das mulheres.
As irmãs da Sociedade de Socorro também reunem-se quatro vezes por ano para reuniões de aprimoramento do lar, da Família e Pessoal. Estas reuniões são organizadas e são planejadas por líderes locais da Sociedade de Socorro para alcançar as necessidades espirituais em sua área. Em reuniões de aprimoramento, mulheres fortalecem-se em seus papéis como esposas, mães, irmãs em sião e filhas de Deus. Uma Reunião de aprimoramento por ano é feita para comemorar a organização da Sociedade de Socorro. As atividades de aprimoramento são executadas de acordo com as necessidades que surgem. São também planejadas pelas presidências locais da Sociedade do Socorro reuniões para grupos específicos dentro da organização que compartilham interesses semelhantes. Por exemplo: um grupo de irmãs da Sociedade do Socorro se encontra numa atividade de aprimoramento para exercitar-se, formar um grupo responsável por organizar brincadeiras para as crianças, aprender habilidades de jardinagem, aprender a planejar negócios, fazer amizade, ou envolver-se em história da família (genealogia) genealogia.
Os visitantes são bem-vindos às reuniões de Aprimoramento ou atividades.
Vários grupos da Sociedades de Socorro encontram-se duas vezes para reuniões de aprimoramento da estaca planejado por líderes da Sociedade de Socorro da estaca. E outra para a transmissão de uma reunião da Sociedade de Socorro via satélite; isso se dá quando a presidência geral da Sociedade de Socorro e um líder do sacerdócio geral discursa especialmente para mulheres mórmons acima de 18 anos.
Durante uma das conferências anuais da Sociedade de Socorro, a Presidente Bonnie D. Parkin (2002-presente) disse o seguinte sobre a Sociedade de Socorro:  
"A Sociedade de Socorro [é] a organização do Senhor para mulheres. A Sociedade de Socorro é importante para o Senhor ... Ele forneceu às mulheres um refúgio seguro no mundo quando Ele nos deu a Sociedade de Socorro. Bem desde o início a Sociedade de Socorro, juntamente com líderes do sacerdócio, tem nos ajudado a vir a Cristo. Não havia nenhuma causa maior então, não há nenhuma causa maior hoje, a Sociedade de Socorro não foi feita pelo homem ou pela mulher. Ela foi, explica o presidente Joseph F. Smith (1838–1918); “divinamente feita, divinamente autorizada, divinamente instituída, divinamente ordenada por Deus e ministrada para a salvação das almas das mulheres e de homens.”" (Bonnie D. Parkin, “Oh, How We Need Each Other!” Ensign, Mar. 2004, 16).

As presidentes da Sociedade do Socorro:
Emma Hale Smith(1842–1844)
Eliza R. Snow(1868–1887)
Zina D. H. Young(1888–1901)
Bathsheba W. Smith (1901–1910)
Emmeline B. Wells (1910–1921)
Clarissa S. Williams (1921–1928)
Louise Y. Robison (1928–1939)
Amy Brown Lyman (1940–1945)
Belle S. Spafford (1945–1974)
Bárbara B. Smith(1974–1984)
Barbara W. Winder (1984–1990)
Elaine L. Jack (1990–1997)
Mary Ellen W. Smoot (1997–2002)
Bonnie D. Parkin (2002–2007)
Julie B. Beck (atualmente)

4 comentários:

  1. Esse site me ajudou muito a conhecer mais sobre a sociedade de socorro, a qual eu faço parte.
    obrigada
    Luciana Soares Jardim
    Ala Planalto Sao Bernardo do Campo-SP

    ResponderExcluir
  2. Esse site me ajudou bastante para conhecer mais sobre a maior e melhor organização de mulheres do mundo. Sociedade de Socorro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias.
    obrigada
    Luciana Jardim
    Ala Planalto - São Bernardo do Campo-SP

    ResponderExcluir
  3. e legal poder esta com voces

    ResponderExcluir
  4. Seu blog muito me ajudou,sou 1ª cons. da Soc. Soc. na minha ala e darei o treinamento do mês de março,como sugestão a nossa pres. de estaca pediu que fosse contada um pouco da nossa história,amei,facilitou muito minha vida,muito obrigada. Luciana Carvalho,Ala São Lourenço,Estaca Camaragibe Sião,Pernambuco

    ResponderExcluir