Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

COMO ADMINISTRAR NOSSO LAR


(Obra de Pieter De Hooch)
Um Lar Bem Organizado Nos Ajuda a Fazer Outras Coisas Importantes
O Presidente Brigham Young disse: “Que [suas] diversas ocupações sejam desempenhadas com ordem e limpeza. (…) [Tornem] adoráveis os [seus] lares e adornem o coração com a graça de Deus”. [Discursos de Brigham Young, sel. John A. Widtsoe (1954), p. 200]

Parte de nosso trabalho consiste em sermos eficientes donas-de-casa.
Sempre que conservamos nosso lar em ordem, sentimo-nos um tanto orgulhosas. Sentimos uma atmosfera agradável quando nossa casa está limpa. Podemos encontrar tudo o que queremos, sempre que o desejarmos. Um lar bem organizado é mais fácil de ser conservado limpo do que um desorganizado.
Devemos organizar não só nosso lar, mas também nosso tempo.
Algumas mulheres gastam muito tempo na limpeza e organização do lar. Elas precisam aprender a despender menos tempo no trabalho caseiro, para poder gastá-lo com seus familiares, desenvolvendo talentos, e servindo ao próximo.
O trabalho da casa é importante mas não deve tirar-nos de coisas mais importantes. Nossa meta principal não deve ser a limpeza da casa. Parte de nosso objetivo deve ser o de ser feliz e ter famílias felizes.
Precisamos de tempo para desenvolver nossos talentos e aprender a viver os princípios do evangelho. Devemos ter tempo para servir nos cargos que a Igreja nos oferece, ajudar nosso próximo e aqueles que têm necessidade de nós, e para sermos bons missionários.
Quando conservamos nosso lar limpo, sem despendermos muito de nosso tempo no trabalho doméstico, ficamos livres para realizar atividades familiares e para fazer outras coisas importantes.

Um Lugar para Tudo
Para ser confortável, uma casa tem que ser funcional. O primeiro passo para organizar nosso lar é decidir qual é a função de cada cômodo. Em seguida, podemos colocar o que necessitamos naquele cômodo, em gavetas e armários bem organizados.

Às vezes não temos guarda-roupas, gavetas ou armários de cozinha o suficiente. Se assim for, podemos comprar ou fazer alguns.
Mesmo se tivermos muitos armários, podemos achar que não temos lugar para tudo. Neste caso, é uma idéia fazer uma revisão em nossas coisas e decidir o que poderia ser usado por outra pessoa, o que deveria ser jogado fora, e o que deveria ser armazenado em outro lugar.
Se decidirmos que devemos armazenar alguns itens, devemos fazê-lo em recipientes bem etiquetados. As etiquetas nos ajudam a encontrar as coisas rápida e facilmente. Papéis importantes tais como testamentos, contratos, títulos, papéis de seguros e fotografias de família devem ser bem organizados, etiquetados e arquivados.
É mais fácil conservar nosso lar em ordem, quando todos os membros da família cooperam.
A responsabilidade de conservar a casa limpa e arrumada deve ser partilhada por todos. O presidente Brigham Young aconselhou: “Ensinem às criancinhas os princípios da boa ordem, a menina a colocar a vassoura no lugar certo (…) e tudo no seu devido lugar. Ensinem-as a tirar a roupa e colocá-la em ordem num local onde possam ser encontradas. (…) Ensinem os filhos a colocar a enxada, a pá etc., onde não possam ser destruídas pela ferrugem (…) e providenciem que guardem as ferramentas quanto tiverem terminado de usá-las, colocando-as no lugar adequado”. [Discursos de Brigham Young, sel. John A. Widtsoe (1954) p. 211]

Como Simplificar Nosso Trabalho Doméstico
Levaremos menos tempo para fazer um trabalho, se organizarmos nossas condições de trabalho primeiro. É de ajuda termos à mão o material que vamos usar antes de começarmos, de modo que não tenhamos que interromper nossa atividade para pegar o que precisamos. Também podemos economizar nossa energia se colocarmos nossas ferramentas ao nosso alcance.
Outra maneira de simplificarmos nosso trabalho é limpar as coisas sujas e arrumarmos o que desarrumamos assim que terminarmos algo.
Os objetos espalhados pelo chão parecem multiplicar-se rapidamente e fazem com que outras coisas caiam acidentalmente se forem deixadas pelos cantos da casa ou em outras áreas de trabalho.
As panelas e os pratos ficam mais difíceis de limpar quando são deixados de lado com restos de alimento. Quanto antes limparmos o que sujamos, mais fácil fica o serviço.
Uma terceira forma de facilitarmos o nosso trabalho doméstico é realizar diversas coisas ao mesmo tempo.
Algumas donas-de-casa usam aventais com bolsos e podem andar pela casa, juntando coisas espalhadas que estão pelo caminho. As donas-de-casa eficientes combinam algumas tarefas; por exemplo, falam ou planejam enquanto trabalham com as mãos. Dobram roupas, enquanto ajudam os filhos a resolver um problema pessoal ou enquanto atendem o telefone. É divertido inventar formas de usar nosso tempo eficientemente.
Muitas de nós desperdiçamos muitos momentos durante o dia, porque não planejamos com antecedência nosso tempo.
Podemos usar o tempo extra que ganhamos, trabalhando eficientemente, para proporcionar a nós mesmas e à nossa família mais momentos de descanso e alegria; a fim de ajudar os outros ou
trabalhar em projetos a longo prazo, como história familiar.

O Planejamento Ajuda-nos a Fazer as Coisas que Queremos
Existem pessoas que estão sempre ocupadas, mas que não parecem realizar muito. Temos que decidir o que é mais importante e fazê-lo primeiro.
Às vezes podemos não terminar tudo o que planejamos fazer naquele dia, mas, se fizermos primeiramente as coisas mais importantes, estaremos usando bem o nosso tempo. Ao planejarmos o nosso trabalho, é importante que nos lembremos de que devemos ser flexíveis, e que muitas coisas acontecem durante o dia, tornando necessário que mudemos nossos planos. Emergências, pequenas e grandes, interrompem-nos durante o dia, mas, se soubermos aonde estamos indo, ainda assim conseguiremos realizar nosso trabalho e nos sentiremos felizes no fim do dia.
Teremos mais tempo para gastarmos com nossa família.

Conclusão
A organização pode acrescentar paz e harmonia ao nosso lar.
Podemos, por meio dela, arranjar mais tempo para desenvolver nossos talentos e servir aos outros.

Desafio
Comece, esta semana, a tornar-se mais organizada e melhore o uso do seu tempo.
(Fonte: Manual da Mulher SUD-Parta A, Lição 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário