Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Filhos & Palavras


(Obra de Mary Cassat)


Expressem Seus Sentimentos Com Palavras
Os filhos acreditam no que os pais dizem. Até os comentários aparentemente insignificantes dos pais podem ter um grande impacto na vida do filho, tanto de forma positiva quanto negativa.
Os comentários dos pais ajudam a moldar a imagem que um filho tem de si mesmo. O filho que é rotulado como “inteligente” por seus pais, por exemplo, tem maior probabilidade de ir melhor na escola do que o filho que é rotulado como “preguiçoso”.
❇ Usem palavras que expressem aceitação e amor.
❇ Deixem que seus filhos sejam eles mesmos.
❇ Demonstrem a seus filhos que vocês confiam neles.
❇ Incentivem-nos a fazer o melhor que podem.
❇ Expressem seu apreço pelo esforço que fazem.

Pensem Antes de Falar
É normal haver desentendimentos na família. No entanto, as emoções de um momento de tensão podem fazer com que algumas pessoas da família digam coisas das quais se arrependerão mais tarde. Pensar numa questão antes de reagir é algo que pode ajudar as pessoas a se acalmarem e a encontrarem outras maneiras de expressar seus sentimentos.
❇ Dêem um tempo. Se estiverem numa situação acalorada, dêem um tempo para acalmarem-se. Façam uma caminhada, contem até dez ou qualquer outra coisa que os ajude a controlar seus sentimentos.
❇ Coloquem-se no lugar da outra pessoa. Se tiverem algum desentendimento com alguém da família, imaginem que são essa pessoa. Que influência suas palavras terão sobre a outra pessoa? Lembrem-se de que os filhos geralmente ouvem mais o tom da voz do que as palavras que dizemos.
(Fonte: 3 Maneiras Simples de Tornar Sua Família Mais Feliz - Igreja SUD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário