Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


sexta-feira, 19 de março de 2010

Filhos - Como Melhorar a Comunicação na Família

 Obra de Émily Munier

Seja um bom ouvinte. Olhe para a pessoa que está falando. Não fique fazendo outra coisa que requeira sua atenção, como ler ou escrever. Faça comentários apropriados, de modo que a pessoa saiba que você está prestando atenção. Não ouça apenas com o propósito de declarar sua opinião assim que ela terminar de falar.
Aceite os outros membros da família como são. Não julgue, condene, ou critique um ao outro. Não diga coisas cruéis ou ferinas.
Confie nos pais e em outras pessoas da família. Se, em ocasiões apropriadas, você contar coisas pessoais para os outros, os outros também ficarão mais à vontade em confiar em você. Compartilhar sentimentos cria intimidade e boa comunicação.
Preocupe-se com os interesses das pessoas da família. Faça com que seus irmãos e irmãs saibam que se interessa por suas atividades, como esportes e passatempos. Mostre interesse no que estão fazendo, comparecendo às atividades deles e demonstre apoio.
Seja carinhosa. Abrace e beije seus pais, irmãos e irmãs. Diga-lhes que os ama.
Cumprimente e aprove sinceramente o que os familiares fizerem. Diga aos outros que gostou muito das coisas que realizaram e agradeça algo que fizeram por você. Relate as boas ações de um membro da família aos demais e escreva bilhetes de aprovação e incentivo.
Guarde os segredos que lhe são contados. Quando uma pessoa da família lhe contar algo pessoal, respeite essa confidência e não a discuta com ninguém mais.
Ajude a criar um ambiente propício à comunicação. Ajude a remover barreiras causadas por barulho e confusão. Arranje tempo para conversas pessoais com os membros da família.
Tente resolver problemas nas noites familiares, conselhos de família ou entrevistas particulares com os pais.
Fonte: Manual das Moças - SUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário