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quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tempo!

 Obra de Diane Leonard
5 DICAS PARA ADMINISTRAR O TEMPO

1. ANALISAR - o primeiro passo para administrar o tempo é identificar como você o utiliza. Como você distribui seu tempo entre as diversas atividades do dia? Para isso há um exercício simples: faça uma descrição de suas rotinas, incluindo absolutamente tudo o que é rotina e o que aparece sem estar previsto.

2. ORGANIZAR - feito o primeiro passo é hora de organizar as atividades em termos de prioridades. O que você considera importante nas suas atividades diárias, aquilo que somente você pode fazer? O que é urgente, ou seja, que tem um prazo determinado? Faça uma análise criteriosa.

3. PRIORIZAR - agora que você já tem uma análise crítica da situação é o momento de listar as prioridades. Comece fazendo as atividades que você colocou como IMPORTANTES E URGENTES, depois aquelas que considerou somente IMPORTANTES. As atividades classificadas somente como URGENTES podem ser delegadas a alguém e por isso não devem ser realizadas prioritariamente.

4. CRIAR O HÁBITO - administrar o tempo é também saber dizer não e fazer aquilo que é prioritário para você. Um dos erros comuns é fazer concessões demais. Com o tempo as pessoas a sua volta irão se acostumar.

5. ANALISAR - voltamos ao primeiro passo, mas agora para analisar os resultados desta mudança de hábitos. Analise o que você conseguiu evoluir e faça as correções necessárias. Seja mais assertivo, mas procure agir com flexibilidade. Administrar o tempo com qualidade não significa ser rígido.

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