Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Boa Mùsica, Bons Pensamentos

 Obra de Daniel Plante
"Quando eu era menino, morávamos numa casa situada no meio de um pomar. As árvores precisavam de muita água. As valetas de irrigação normalmente eram refeitas na primavera e logo ficavam cheias de mato. Certa vez em que eu fiquei encarregado da irrigação tive problemas.
A água, ao passar pelas valetas cheias de mato, transbordava em todas as direções. Então comecei a trabalhar nas laterais da valeta, tentando aumentá-las, mas assim que conseguia estancar a água num ponto, ela transbordava mais adiante. 
Um vizinho aproximou-se do pomar. Ficou observando por alguns minutos e, depois, com vigorosos golpes de enxada, limpou o fundo da valeta, permitindo que a água fluísse livremente. Aí, comentou: “Se quiser que a água siga seu curso, tem que lhe abrir o caminho”.
Descobri que, assim como a água, os pensamentos se manterão em seu curso, se tiverem para onde ir. Do contrário, como a água, nossos pensamentos seguirão o curso de menor resistência, procurando sempre os níveis mais baixos. 
É provável que o maior desafio e a coisa mais difícil que vocês encontrarão na vida mortal seja aprender a dominar seus pensamentos. A Bíblia diz: “Como [o homem] imaginou no seu coração, assim
é ele” (Provérbios 23:7). Aquele que consegue dominar seus pensamentos, venceu a si mesmo.
O Que Fazer para Controlar Seus Pensamentos?
Sei que, no mundo de hoje, é muito difícil manter a mente cheia de bons pensamentos.
Isso exige um controle rigoroso. 
Entretanto, é possível, desde que vocês arranjem um lugar seguro para onde seus pensamentos possam fluir. Descobri um meio de arranjar tal lugar, e gostaria de contar-lhes qual é. 
Tem a ver com a música — a boa música. Certo sábio disse: ‘A música é um dos instrumentos mais eficazes para governar a mente’. Para saberse esse governo é positivo ou negativo, basta saber o que ele traz ao palco de sua mente.
(...)
Sejam criteriosos na escolha da música que ouvem, que executam ou compõem. 
Ela se torna parte de vocês, controla seus pensamentos e influencia igualmente a vida dos outros.
Recomendo que examinem as músicas que tenham e joguem fora as que induzem a pensamentos degradantes. Os jovens interessados no desenvolvimento espiritual não deveriam ter essa espécie de música.
Não quero dizer com isso que toda música de hoje produz maus pensamentos. Existem músicas hoje que promovem a compreensão entre as pessoas; músicas que inspiram coragem; que despertam a espiritualidade,
a reverência, a felicidade e a percepção do belo.
Sempre que perceberem atores suspeitos querendo insinuar-se no palco de sua mente pelos bastidores, ouçam essa música em pensamento, como se fosse um CD: Ela modificará completamente a sua disposição.
Por ser edificante e pura, a música fará os pensamentos impuros sumirem envergonhados; pois assim como a virtude não se associa voluntariamente à imundície, o mal não consegue suportar a presença da luz. Com o passar do tempo, vocês se surpreenderão murmurando essa música quase de modo automático para afastar os maus pensamentos. 
Ao envolverem-se com coisas edificantes e dignas, tenham sempre a mente repleta de bons pensamentos,  pois, como o homem pensa, assim ele é — e terão a capacidade de executar as coisas que farão com que se sintam realizados na vida."
BOYD K . PACKER
A Liahona Abril 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário