Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


sábado, 11 de dezembro de 2010

O Professor do Evangelho Deve Estar Preparado Para Ensinar

 Obra de Jaen Honorá Fragonard
A grande obrigação que recai sobre um professor é a de estar preparado para ensinar. Um professor não pode ensinar aos outros o que ele próprio desconhece. Não pode fazer seus alunos sentirem o que ele próprio não sente.
Há três coisas que devem guiar todos os professores:
primeiro, eles devem imergir no assunto a ser ensinado; 
segundo, devem fazer com que o assunto se torne parte deles; 
terceiro, devem tentar fazer com que seus alunos tornem o assunto parte deles. 
Os professores não devem despejar o conteúdo nos alunos, mas ajudá-los a ver o que eles vêem, a saber o que eles sabem e a sentir o que eles sentem.
Todo professor deve ter preparado bem sua aula ao receber os alunos; afinal, lembrem-se de que sua preparação e sua atitude em relação à verdade ensinada na aula determinarão em grande parte a atitude dos rapazes e moças quanto à atividade na Igreja em geral. 
Se ao fim da aula eles partirem com o sentimento no coração de que não aprenderam nada, vocês terão dificuldade para trazê-los de volta na semana seguinte. Por outro lado, caso vocês os tenham feito vibrar ou, mesmo que não tenham conseguido tal efeito, lhes tenham transmitido um pensamento que lhes chamou a atenção, vocês verão que sua intenção e desejo devoltar ficarão patentes em sua presença na semana seguinte. (...)
Não basta folhear o manual pouco antes da hora. Ao agirmos assim, não conseguiremos interiorizar a lição. Só depois de a interiorizarmos, de sentirmos que ela nos pertence e que temos uma mensagem a transmitir  aos alunos é que estaremos preparados da maneira como o Senhor nos pediu quando nos chamou para ensinar Sua palavra. Precisamos fazer com que ela faça parte de nós; o que desejamos dar aos rapazes e moças é o que lhes transmitiremos quando os virmos. Interiorizaremos as lições dos manuais por meio do estudo, da fé e da oração.
Dar uma aula bem preparada é como a misericórdia: ela abençoa aquele que a exerce e aquele que a recebe. Isso se aplica ao ensino, bem como à vida em geral: “Dê ao mundo o melhor quetiveres, e de volta receberás também o melhor”. (...)
(...) Professores, iniciem a preparação de suas aulas com uma oração. Dêem suas aulas com uma prece no coração. Então, orem para que Deus grave sua mensagem na alma dos alunos por meio da influência do Espírito Santo.
Pres. David O. McKay

Nenhum comentário:

Postar um comentário