Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Lavar Roupas


· PRÉ LAVAGEM*

Separar as roupas por cor e tecido.
Lavar na ordem:- Brancas- Coloridas- Pretas- Jeans- Atoalhadas
Obs: as camisas e calças devem ser lavadas com botões e zíper fechados

*Olhar se alguma roupa possui manchas. Estas devem ser removidas a seco antes da lavagem· LAVADORA- Não pode ir na lavadora: couro, lã e tecidos com bordados delicados- Blusas com pouca elasticidade ou de pano ruim – lavar dentro de 1 meia calça fina
- Lingerie, principalmente sultien, devem ser lavados dentro de uma fronha fechada (coloque um ziper em uma fronha normal só para este serviço) ou um saco de pano.

*Usar quantidade adequada de sabão – cada fabricante estipula na caixa a quantidade ideal – normalmente, quanto melhor a marca, menos terá que utilizar do produto. Não se deve colocar a mais nem a menos do produto. A maioria dos produtos determinam 1 copo para lavar sujeira normal (não pesada), mas deve-se conferir na embalagem antes.
- Sabão a mais: na hora do enxágüe será mais difícil tirar todo o produto, e caso fique no tecido, depois de secar, a roupa poderá apresentar manchas amarelas

- Sabão a menos: o produto pode ser insuficiente para quebrar a sujeira e a mesma ficará depositada na máquina, contribuindo para que comece a aparecer manchinhas pretas nas roupas (sujeira)

1) Lavando Roupas Brancas - Colocar a roupa do lado certo na lavadora- Colocar no varal para secar do lado avesso* Roupa encardida – tira da máquina a roupa limpa e coloca no alvejante por 2 hrs

– Obs: o molho só é recomendado para roupa já limpa e sua eficácia é até 2 hrs, depois disso não tem ação mais- Não misturar alvejante com sabão em pó. Se tiver dispenser na máquina, deve-se separar cada um, pois a máquina já se encarrega de enxaguar a roupa antes do alvejante.- Lavar varal e pregadores antes de estender as roupas*

Anil (em pedrinha ou líquido azul)- O produto pode manchar a roupa, por isso, tome cuidado- É excelente para utilizar em tecidos sintéticos, como por exemplos cortinas brancas (daquelas fininhas), que já estão meio acinzentadas mesmo depois de lavadas. Coloque o anil na água (dissolve se for em pedra até a água ficar azul) e enxágue a peça (não precisa deixar de molho). Cinza lembra sujeira, já o azul lembra frescor, então neste caso é recomendado. A roupa ficará com um pequeno toque azulado.

* Tecidos sintéticos- Não pode ser utilizado alvejante a base de cloro. Neste caso, o limão é o mais recomendado pois é um alvejante natural. Ex. de roupas: tecidos finos, lycras de ginástica... Deve-se preparar uma bacia com água morna e o suco de 1 limão, depois é só deixar a roupa por um tempo de molho e estender depois.

2) Roupas Coloridas e roupas pretas- roupas coloridas podem ser lavadas todas juntas, desde que não desbotem. Para ver se a roupa solta tinta, fazer o teste: molhar um pedacinho da roupa, colocar a parte encima de uma toalhinha branca e depois passar o ferro, se tingir, esta roupa deve ser lavada separadamente.

- Roupas coloridas e pretas NÃO ficam de molho nem antes ou depois. Caso a sujeira persista depois da lavagem, recomenda-se lavar a roupa novamente até que a sujeira tenha saído.- Lavar tudo ao avesso.- Enxague no mínimo 2 vezes.
- Depois do sabão, usar um pouco de vinagre no enxágüe: 02 colheres de sopa de vinagre branco de álcool ou 01 colher de sal – irá evitar que a roupa desbote e solte tinta- Na lavagem, utiliza sempre água fria para roupas coloridas, pretas e toalhas

3) Jeans- Lava do lado certo os Jens azul e do lado avesso ou jeans pretos ou desbotados
- Para roupas muito sujas (barra da calça, bolso, parte de trás da calça, meias muito sujas) – passe bastante sabão de coco em barra na mancha e coloque normalmente na máquina. Irá tirar toda a sujeira.

NUNCA PASSE ESCOVA. Se a mancha persistir, tente remover, deixar de molho ou lavar novamente.- Antes de utilizar o Jeans pela primeira vez, deixe de molho por 12 hrs em uma bacia com água e bastante sal (tem que ser bem salgada). Isso irá fixar a cor azul do jeans.- Para lavar o Jeans, use um sabão de qualidade pior para evitar que desbote.

4) Atoalhados- Os vilões das toalhas são: calor e amaciante. Não lavar nunca com água quente, colocar para secar no sol e passar com ferro . A secagem deve ser na sombra.- Coloque pouco sabão e evite utilizar cloro.- Na água do enxágüe, coloque vinagre para deixar as fibras fofinhas ou um pouquinhode amaciante só para deixar um cheirinho. Amaciante demais nas toalhas deixam os fios durinhos.
- Não passe as toalhas: em um borrifador, coloque a metade da medida de água com 2 tampas de álcool, estique a toalha em uma superfície lisa, borrife a água e passe a mão. Depois é só dobrar e guardar. Para evitar que ela fique com os fios desordenados e dê a impressão ruim, quando for estender no varal, passe a mão e endireite os fios para a mesma direção.

* Benzina: para tirar mancha de toalha, utilize benzina. Como o cheiro é muito forte, para tirar o cheiro depois, passe álcool na toalha após o enxague.
* Para deixar as toalhas, edredons, capas com cheiro agradável, coloque algumas gotinhas de essência na água de enxágüe. Prefira cheiros que não sejam muito fortes e que tragam tranqüilidade como lavanda.
* Em épocas chuvosas onde a roupa demora para secar, para evitar mofo ou aquele cheiro de roupa molhada, enxágüe as roupas com um pouquinho de chá de pêssego·

LAVANDO A LAVADORA- A lavadora, assim como outros eletrodomésticos, deve ser lavada sempre que utilizada.- Todas as vezes que for utilizar, deixe a máquina funcionando por um ciclo curto apenas com água e um pouco de sabão em pó.- de 15 em 15 dias ou uma vez ao mês, despeje uma xícara de água sanitária na água e deixe funcionando por um ciclo.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, comprei um vestido jeans para mim e ele não desbotou!!!!
    Obs: lavar a maquina de lavagem é um boa ideia, pois as vezes as roupas saiam sujas após serem lavadas.

    ResponderExcluir