Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


segunda-feira, 29 de março de 2010

Pureza de Pensamento

 Obra de David William Mueller
Os Pensamentos Influenciam Nossas Ações
As idéias podem exercer grande poder sobre nós. Primeiro vem o pensamento, depois a ação. A ação começa na mente. Fazemos aquilo que pensamos. Quer planejemos fazer o bem ou o mal, o plano e a ação principiam na mente.
(...) O povo holandês é bem conhecido por seu asseio. As mulheres dão polimento às maçanetas das portas, esfregam a entrada da casa e até mesmo as calçadas. Elas acreditam que andando por uma rua limpa, não se leva sujeira e impurezas para dentro de casa. A mesma idéia pode ser aplicada à mente. Para ajudar a conservar nossas ações limpas e justas, devemos fazer freqüentemente uma boa limpeza em nossos pensamentos.
“Os pensamentos são as ferramentas com que moldamos o caráter, assim como o grande escultor cinzela a pedra bruta, até dar-lhe forma (…) transformando-a (…) em esplêndida obra de arte. Da mesma forma, cada pensamento modela nosso caráter e, conseqüentemente, nosso destino e nossa vida. Portanto, o resultado de todos os nossos pensamentos é a criação de um caráter.” 
George Q. Morris 

Podemos Fazer Muitas Coisas para Controlar os Pensamentos  
Temos em nós mesmas o poder de controlar a mente e impedir a permanência de maus pensamentos. Nossa mente tem capacidade de absorver sabedoria e conhecimento tão prontamente quanto a ignorância, o mal e as coisas negativas. 
O Élder Boyd K. Packer explica como controlar os pensamentos:
A mente é como um palco, cuja cortina está sempre aberta, exceto quando estamos dormindo. Alguma peça está sempre sendo representada nesse palco. (…)
Vocês já notaram que, sem querer (…) podemos deixar que um pensamento pequenino e insignificante se insinue e atraia nossa atenção? Os maus pensamentos se infiltram devagarinho e tomam conta de nós.
Se permitirmos que continuem, faremos com que todos os pensamentos virtuosos nos abandonem, e isso porque consentimos em ser influenciados por pensamentos indignos (…) que poderão representar uma peça cheia de amarguras, ciúmes e ódio, vulgar, imoral ou até mesmo depravada. (…)
O que fazer nessas ocasiões em que o palco de sua mente é comandado por pensamentos impuros? (…)
Se conseguir controlar seus pensamentos, poderá sobrepujar seus hábitos, mesmo os hábitos pessoais mais degradantes. Se conseguir dominá-los, terá uma vida feliz. (…)
O Élder Dean L. Larsen aconselhou-nos a praticar o pensamento construtivo: “A fim de manter o pensamento construtivo, é necessário que tenhamos algo útil em que pensar, que tenhamos em reserva (…) alguns assuntos, problemas, desafios, para os quais possamos dirigir nossa mente, procurando pensar numa solução”
[“Thoughts about Thoughts”, em 1976 Devotional Speeches of The Year (1977), p. 120]

Numa cena do musical “A Noviça Rebelde”, Maria, a governanta, distrai as crianças a seus cuidados, ajudando-as a pensar em suas coisas favoritas durante uma tempestade. Criando pensamentos agradáveis, elas se esquecem dos temores. Os pensamentos agradáveis expulsam os desagradáveis.
A mente saudável está sempre em funcionamento. Precisamos conservar a mente ocupada, planejando e pensando. Quando somos motivadas por bons pensamentos, não há limite para o sucesso que poderemos alcançar nesta vida e no mundo futuro.
É importante que escolhamos sabiamente os amigos, programas de televisão, filmes, livros e revistas. Devemos tomar o cuidado de escolher bons canais para os quais dirigir nossos pensamentos. 
Os pensamentos são como a água. Correm continuamente e, se não forem dirigidos, seguirão por caminhos de menor resistência, até os lugares baixos.
Devemos guardar os mandamentos de Deus, buscar a companhia do Espírito Santo e orar freqüentemente, pedindo ao Pai Celestial que nos guie no trabalho de controlar nossos pensamentos e conservá-los limpos.
“Semeie um pensamento, colha um ato.
Semeie um ato, colha um hábito; 
Semeie um hábito, colha um caráter.
Semeie um caráter, colha um destino eterno."
[William Makepeace Thackeray, citado por David O. McKay em Treasures of Life (1962)
Fonte: Manual Básico da Mulher SUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário