Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


domingo, 28 de março de 2010

Sociedade de Socorro — Um Trabalho Sagrado

 Obra de Edmund Charles Tarbell
Sabemos que o propósito da Sociedade de Socorro, como estabelecido pelo Senhor, é preparar as mulheres para as bênçãos da vida eterna, ajudando-as a:
1. aumentar a fé e a retidão pessoal;
2. fortalecer a família e o lar; e
3. servir ao Senhor e a Seus filhos.
A história, o propósito e a obra da Sociedade de Socorro são peculiares entre todas as organizações das mulheres. Em 1942, referindo-se ao centenário da Sociedade de Socorro, a Primeira Presidência da Igreja disse:
“Nenhuma outra organização feminina sobre a Terra teve uma origem assim. (…)
As irmãs [da Sociedade de Socorro] não devem permitir que nenhum tipo de interesse hostil ou competitivo diminua os deveres e as obrigações, os privilégios e as honras, as oportunidades e as realizações inerentes à participação nessa grande sociedade”

Trabalhar à Maneira do Senhor

Quando nosso propósito é claro, a consequência natural é que exista uma maneira adequada de cumprir nossas responsabilidades. Vamos examinar como o trabalho fundamentado na fé, feito pela Sociedade de Socorro, deve ser administrado. 
Um dos mais preciosos bens que todos possuímos é o tempo. A maioria das mulheres tem muitas responsabilidades, e o tempo nunca é suficiente para fazer tudo o que seu coração e sua mente desejam. Demonstramos nosso respeito pelo Senhor e pelas irmãs quando usamos com inspiração o tempo da Sociedade de Socorro.
O Presidente Dieter F. Uchtdorf nos ensinou: “Certa vez, um sábio fez a distinção entre ‘a nobre arte de fazer as coisas’ e ‘a arte mais nobre de deixar de fazer certas coisas’. A verdadeira ‘sabedoria na vida’, ensinou ele, consiste na ‘eliminação do que não é essencial’”.  
O Presidente Uchtdorf perguntou, então:  
“Que coisas não essenciais atrapalham seu dia e roubam seu tempo? Que hábitos você desenvolveu, que não servem a um propósito útil? Que coisas não terminadas ou não começadas poderiam dar vigor, significado e alegria a sua vida”? 
Podemos aplicar essas perguntas a todas as reuniões e na obra da Sociedade de Socorro. 

Reunião Dominical da Sociedade de Socorro

Realizamos a reunião semanal de nossa sociedade aos domingos, como parte do bloco regular de três horas. É extraordinário pensar que todos os domingos, no mundo inteiro, milhares de grupos de irmãs se reúnem para aumentar a fé, fortalecer a família e coordenar esforços para oferecer auxílio. Nossas reuniões dominicais duram apenas 50 minutos; por isso, começamos essas reuniões cuidando de assuntos essenciais que nos ajudarão a ser mais unidas e eficazes em nosso trabalho da Sociedade de Socorro. Mantemos nossos assuntos breves, dignos e organizados, condizentes com quem somos e com o que devemos fazer.
(...)

Outras Reuniões da Sociedade de Socorro

Todas as nossas reuniões e atividades são reuniões das irmãs da Sociedade de Socorro. Já faz alguns anos que temos denominado as outras reuniões da Sociedade de Socorro como reuniões de aprimoramento pessoal, familiar e doméstico. Em resposta a dúvidas quanto à complexidade desse título, bem como às diferentes interpretações do propósito dessas reuniões, decidimos que o uso da expressão “aprimoramento pessoal, familiar e doméstico” será descontinuado a partir deagora. Numa reunião com a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos, ficou determinado que, em vez de dar um novo título a essas outras reuniões da Sociedade de Socorro, todas as reuniões e atividades serão chamadas a partir de agora, simplesmente de reuniõesda Sociedade de Socorro. Cada reunião da Sociedade de Socorro realizada durante a semana será chamada por qualquer outro nome: reunião de serviço da Sociedade de Socorro, aula, projeto, conferência ou oficina.
Essas outras reuniões podem tornar-se suplementos valiosos à instrução de domingo, especialmente para as irmãs que trabalham na Primária ou nas Moças, ou que não podem participar das reuniões aos domingos. Essas reuniões serão também uma ocasião excelente para trazer nossas amigas de outra religião e para integrar irmãs que não podem participar ativamente na Igreja. Todas as irmãs da Sociedade de Socorro e suas amigas são convidadas a participar. Entretanto, elas não devem sentir que seu comparecimento a essas reuniões adicionais seja obrigatório.
Sob a direção do bispo, a presidência da Sociedade de Socorro da ala pode usar essas reuniões para tratar as necessidades espirituais e materiais das pessoas e famílias da ala e para fortalecer a irmandade e a união.
Quando as irmãs se reúnem na Sociedade de Socorro durante a semana, têm a oportunidade de aprender e realizar tanto atividades práticas quanto caritativas. É nelas que aprenderão a praticar habilidades que aumentarão sua fé e retidão, fortalecerão a família e o lar, e servirão aos necessitados. 
Tais reuniões têm o objetivo de ser instrumentos para o ensino das habilidades e responsabilidades características das mulheres e das mães no plano do Senhor. É nelas que as mulheres aprendem e aplicam os princípios do viver previdente e da autossuficiência espiritual e material, além de fortalecer a irmandade e a união, ensinando e servindo umas às outras.
(...)
Julie B. Beck 
Fonte: A Liahona Ou2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário