Muito Feliz Por Ter V♥cês AQUI!


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Horta em casa garante temperos frescos à mesa


Deixe a manicure para outro dia e mergulhe os dedinhos na terra para montar a sua horta de ervas aromáticas em casa. Além de garantir temperos frescos à mão, é uma ótima terapia.
E isso serve não só para quem tem quintal, mas também para quem possui uma pequena área dentro do apartamento. Se a dúvida é: "será que a horta vai sobreviver?", a questão tem fundamento, já que é preciso observar várias características antes de plantar seu canteiro de temperos e evitar futuras decepções.
A primeira providência é encontrar o lugar certo.
Segundo o paisagista e engenheiro agrônomo Maier Gilbert, da Maier & Ale Paisagismo, o ideal é um local com iluminação adequada, ou seja, que receba cerca de três horas de sol por dia. "Nunca plante uma horta num espaço que faça sombra o dia inteiro, pois não vai se desenvolver plenamente e você ficará frustrado", avisa.
Assim, qualquer quadradinho de 1m x 1m em que incida sol é indicado. O engenheiro agrônomo especializado em cultivo de alimentos orgânicos, Marcelo Noronha, sugere optar pela face norte, pois bate sol o ano inteiro. "Percebo que em hortas plantadas em prédios existe o problema de ventos, por isso é importante criar um quebra-vento, como uma barreira de vidro, cerca de bambu, estufa ou usar uma planta de porte grande para proteção", completa Noronha, que comanda a empresa Minha Horta, especializada na execução de projetos e hortas residenciais.
Vasos
As mini-hortas em vasos são ideais para temperos como manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, entre outras ervas aromáticas. "Mas não adianta colocar muitas espécies num mesmo vaso. Aconselho o seguinte: em vaso pequeno, coloque apenas uma espécie; em médios, uma ou duas, e assim por diante", explica Noronha.
O engenheiro agrônomo Maier Gilbert lembra ainda que é preciso verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois há plantas que gostam de mais sol e outras de mais sombra. A hortelã e a cebolinha, por exemplo, preferem menos sol, portanto podem ficar juntas. Por isso, quando comprar as mudinhas, leia as instruções ou pergunte ao vendedor sobre as características da erva.
A distância entre uma muda e outra também varia de acordo com as espécies escolhidas. Gilbert recomenda observar o diâmetro final da planta para calcular o espaço entre elas. Uma muda de alecrim no vaso já é suficiente; a salsinha na jardineira comporta várias mudas com espaço de 15 a 20cm por planta e entre as linhas; e o manjericão requer espaçamento de 20cm.
Passo-a-passo para fazer uma horta em casa
Em uma jardineira de 20cm (profundidade) x 60 cm (largura) é possível plantar cerca de 10 mudas - prefira as orgânicas. Você vai precisar de húmus de minhoca, terra orgânica adubada, areia, argila expandida, cacos de telha, cascas de pínus (opcional), um kit de ferramentas com pá, rastelo e arrancador de inço(erva daninha) e um regador.
Depois, siga as dicas abaixo:
- Faça furos no fundo da jardineira (se o modelo não vier com os orifícios de fábrica). A jardineira deve ter no mínimo três furos para escoar a água, mas esse número pode aumentar se o recipiente for maior.
- Em seguida, coloque os cacos de telha sobre os furos da jardineira.
- Para facilitar a drenagem, ponha uma camada caprichada de argila expandida sobre os cacos de telha.
- Cubra a argila com uma camada de areia e assente bem com pá.
- Agora coloque a terra orgânica adubada, que já deve estar misturada com o húmus de minhoca.
- Com as mãos, deixe a terra fofa. Para isso, você pode também usar o rastelo (tipo de vassoura de dentes firmes), mas cuidado com a camada debaixo.
- Disponha os vasinhos de mudas sobre a jardineira para calcular o espaço entre elas.
- Para retirar a muda com o torrão de terra do vasinho, use o arrancador de inço.
- Comece o plantio do torrão com cuidado para não estragar a muda.
- Siga uma seqüência lógica, sempre observando as melhores combinações de plantas.
- Quando terminar uma fileira de mudas prepare o berço seguinte. Continue até completar a jardineira. O arrancador de inço pode ser usado para prensar delicadamente a terra ao término do plantio de cada muda. ,BR>
- Complete a jardineira com terra.
- Se quiser, coloque as cascas de pínus sobre a terra. Além de dar um efeito visual, ajudam a manter a umidade da terra.
- Após o plantio, regue as mudas com o regador. Sua horta está pronta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário